Como escolher sua agência de marketing digital?

Quando uma empresa decide terceirizar seus serviços de marketing online é comum que surjam algumas dúvidas: por onde começar? Qual é a melhor agência? Como posso saber se a comunicação está funcionando? No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas para lhe ajudar a definir os critérios que devem ser seguidos na hora de escolher a agência de marketing digital que melhor se adapta às suas necessidades.

Aliás, é muito importante dedicar o tempo necessário à escolha já que essa decisão pode marcar a diferença entre solucionar uma carência ou criar um novo problema. Contar com o parceiro ideal garante que os seus objetivos sejam cumpridos e a decisão de terceirizar se justifique pelo sucesso das campanhas, economia e retorno sobre investimento aplicado.

Como escolher?

#01 – Defina suas necessidades

Antes de qualquer coisa, é importante saber o que você está buscando. Naturalmente, a agência campeã pode orientar sobre novos produtos e soluções, mas é preciso que sua empresa já tenha uma noção de quais são suas necessidades.

Converter visitantes em leads, conquistar seguidores nas redes sociais, transformar leads em clientes, entre outros. Até mesmo um grande combo pode compor o kit de serviços que uma agência séria é capaz de atender.

#02 – Experiência e reputação

Há tantas agências no mercado, e com serviços tão semelhantes, que avaliar o know-how se converte em um diferencial na hora de escolher. Confira a cartela de clientes, há quanto tempo a agência está em operação, peça para que a empresa mostre seus cases de sucesso e faça todo e qualquer tipo de pergunta que ache pertinente.

Também avalie a partir das opiniões de terceiros. A partir dos clientes conhecidos, tente entrar em contato com quem já foi atendido pelos serviços da agência e comente que está pensando em trabalhar com eles e qual é a opinião geral do seu rendimento. Obviamente, também dá para fazer pesquisas na web e ver como anda reputação online.

#03 Serviços ofertados

O levantamento das suas necessidades do ponto #01 serve para guiar sua avaliação sobre a agência com a qual trabalhar. Na verdade, alguns serviços são prestados pela maioria das empresas de marketing em funcionamento: SEO, SEM, campanhas em Google Adwords, Facebook e gestão de redes sociais.

Mas, se você quiser algo além disso, há empresas especializadas em nichos específicos, como inbound marketing, marketing de performance, aceleração das vendas, presença de marca, e etc. Outro ponto importante é verificar se a sua demanda pode ser atendida sem dificuldades, há agências excelentes para clientes de pequeno porte e outras capazes de responder à volumes massivos.

#04 – Seguimento de Resultados

Em marketing digital, não basta fazer, tem que acompanhar, ajustar, e experimentar até encontrar o caminho correto. Para isso, é fundamental verificar se a agência que você quer contratar fornece relatórios periódicos de performance e rendimento das ações executadas. Resumindo, sua agência precisa estar focada em resultados.

Sendo assim, consulte qual é a modalidade de seguimento oferecido. Como são enviados os relatórios, que áreas abrangem, etc. Você pode até pedir alguns exemplos para também ver se é capaz de entender a linguagem usada. Lembre-se da frase que diz que “O que não é medido, não pode ser melhorado. E o que não é melhorado, se degrada”.

#05 – Política de Preços

Todo mundo quer gastar menos quando adquire um serviço, mas tem que tomar cuidado pra não comprar gato por lebre. Um serviço de qualidade tem seu preço e após uma busca pelos custos de prestação de soluções em algumas agências, você já vai ter uma noção do valor médio de um produto. Caro demais? Negocie. Muito barato? Preste bastante atenção e veja se inclui tudo que você precisa.

Também atenção para as formas de pagamento, negociação do contrato e demais implicações relacionadas às finanças e, inclusive, aos requerimentos legais. Se a empresa fornece nota fiscal em seu próprio nome,  a rapidez no processamento de pagamentos e etc.

No final do processo, com a escolha feita, chega a hora de fechar o acordo e iniciar os trabalhos. Nada melhor do que contar com uma agência séria, responsável e criativa para se tornar um importante parceiro no mundo dos negócios e fazer que você se concentre no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.

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