6 ferramentas de automação de marketing que vão bombar sua estratégia digital

O Inbound Marketing é uma estratégia poderosa para fazer sua empresa crescer. Usar os diversos canais da internet para atrair e conquistar novos clientes faz parte, cada vez mais, do dia a dia da comunicação.

Mas, não basta ter uma boa ideia. É preciso uma execução impecável. Afinal, estamos falando de um mundo de possibilidades e métricas que precisam ser mensuradas e, ao longo do tempo, aperfeiçoadas.

É aí que entram as ferramentas de automação, parceiros essenciais para a sua estratégia de Inbound.

Nesse post, vamos apresentar 6 incríveis ferramentas para você bombar os seus resultados.

Veja também: Automação de Marketing, como isso ajuda a sua empresa a gerar mais resultados?

O que é uma ferramenta de automação de marketing?

Como o próprio nome diz, é uma ferramenta que torna automático alguns processos do marketing digital.

Ela auxilia no gerenciamento de todo o caminho da sua estratégia de Inbound, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio. Atualmente, existem diversas soluções para tipos diferentes de demandas.

Hubspot

Pode-se dizer que esta é a ferramenta mais conhecida de automação de marketing no mundo. Foi a Hubspot quem criou o conceito do Inbound Marketing nos Estados Unidos e o disseminou internacionalmente. Com o sistema deles é possível gerenciar praticamente todas as pontas da sua estratégia, desde a criação das landing pages, chamadas para ação (calls to action), gestão dos leads (CRM), programação e gerenciamento das mídias sociais, configuração e envio de e-mail marketing, dentre outros. No entanto, essa plataforma é mais indicada para grandes empresas, pois o custo dela não é baixo e é cobrado em dólares. Para uma base de 100 contatos o valor começa em $200 e vai aumentando conforme o tamanho da sua base de leads, podendo chegar até $2.400 por mês.

RD Station

Pode-se dizer que o RD Station é a versão brasileira do software da Hubspot. Produzido pela Resultados Digitais, empresa de Santa Catarina, esta é uma ferramenta muito similar, com várias funcionalidades (construção de landing pages, monitoramento e programação de redes sociais, ferramenta de SEO, gestão e nutrição de leads, etc) com a vantagem de ter um custo bem mais baixo. Além disso, a empresa oferece um ótimo suporte, em português.

É possível criar conteúdos específicos para visitantes de um site de acordo com o estágio em que ele se encontra no funil de vendas, além poder gerar landing pages rápidas e sem a necessidade de um designer. Os planos do RD custam a partir de R$269,00 no plano básico e chegam a R$1.399,00 por mês no plano enterprise, ambos os preços considerando uma base de 5 mil contatos.

SharpSpring

 

Outra opção que tem ganhado o mercado brasileiro é o software canadense SharpSpring. Ela se diferencia do RD principalmente pelo seu CRM nativo. Basicamente, é possível ter um cadastro que revela o perfil do consumidor, quais produtos são mais desejados, além de quanto tempo ele leva até decidir pela compra.

O SharpSpring ainda entrega um serviço pronto para a sua plataforma ou que se integra ao que você utiliza atualmente. Os custos variam de acordo com o pacote contratado e com o segmento da sua empresa, mas começam a partir de R$600 para 5 mil contatos.

Marketo

A Marketo é uma ferramenta pouco conhecida, já que ainda não está disponível no Brasil, mas não menos poderosa que as três anteriores. Ela foi destaque absoluto na conferência Traction de Vancouver esse ano, e permite realizar todo o gerenciamento dos leads, criar e acompanhar campanhas de e-mail marketing com testes A/B, além de oferecer uma visão precisa da sua base de clientes. Não deve demorar para essa empresa chegar ao Brasil.

Um dos grandes diferenciais da Marketo é sua plataforma mobile que dá um panorama das ações na palma da sua mão e ainda gera insights importantes sobre esse universo. Os custos variam de acordo com o produto e o pacote contratado.

LeadLovers

O LeadLovers é uma plataforma de gerenciamento de leads. Ela trabalha um funil automático de vendas, com todas as ferramentas integradas e operando online. Dentre suas várias funcionalidades, ele permite criar um fluxo de e-mails automáticos que ajuda a transformar curiosos em potenciais clientes.

Para facilitar a utilização para quem não tem tanto conhecimento, o LeadLovers também oferece modelos de estratégia prontos, baseados nos melhores cases de sucesso do mercado. Indicado para Microempreendedores Individuais ou empresas muito pequenas, pois a ferramenta atende bem apenas quem está começando e não tem muitos recursos. Os pacotes variam de R$154,00 e R$998,00 por mês.

Mailchimp

Se o Hubspot é o papa da estratégia completa de Inbound Marketing, o Mailchimp é o grande especialista em campanhas de e-mail marketing. Parece simples, mas é uma ferramenta com uma infinidade de possibilidades.

Com ele, você gerencia e administra a base de contatos gerados através do seu site ou e-commerce, agenda envios de e-mails por um fluxo de nutrição de leads e ainda pode realizar testes A/B para afinar sua estratégia. O Mailchimp oferece um plano gratuito, porém mais simplificado e também planos pagos que podem chegar a $5.000 mensais. Indicado para fazer automação de e-mails (nutrição), porém o Mailchimp não faz gerenciamento de leads, SEO, monitoramento de redes sociais nem identificação automática dos leads que estão no momento de compra.

E aí, gostou das ferramentas que apresentamos? Qual se encaixaria melhor nas necessidades da sua empresa? Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar uma experiência diferente, deixe sua mensagem nos comentários!

Marketing para iniciantes

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